top of page
33832347_1901413129877986_17205110921546

Alessandra Ribeiro é historiadora e doutora em urbanismo pela PUC CAMPINAS, tendo estudos voltados para a área de Matriz Africana: territórios, memória e representação. É gestora cultural da Casa de Cultura Fazenda Roseira, Mestre da Comunidade Jongo Dito Ribeiro, Mãe de Santo Umbandista no Centro de Estudos de Matriz Africana – CEMA e consultora especializada em estudos de gestão cultural de matriz africana e patrimônio cultural imaterial. Já participou de diversas palestras, debates e mesas de discussões no Brasil e em países Africanos nas universidades de: Moçambique e África do Sul, é do Conselho da Comunidade Negra e faz parte da comissão de avaliação em editais voltados para Cultura Negra, Patrimônio Cultural e Culturas Tradicionais e participa do Fórum Campinas Pela Paz.

Coordenação Pedagógia

Dra. Alessandra Ribeiro

foto 1-1.jpg

Bióloga de formação, especialista em agroecologia e educação do campo e mestra em Geociências pela Unicamp. É quilombola de Ivaporunduva (Eldorado –SP). Pesquisou no mestrado a contaminação e despoluição do solo da bacia do rio Ribeira de Iguape na região do Vale do Ribeira. Reside em Campinas e é membra da comunidade Jongo Dito Ribeiro, onde atua como educadora e bióloga na Casa de Cultura Fazenda Roseira. Trabalhou como pesquisadora extensionista na Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Unicamp, atuando com grupos de mulheres agroecológicas em assentamentos da região de Campinas. Coordenou o curso de extensão universitária da Unicamp no quilombo Ivaporunduva para jovens das comunidades do Vale do Ribeira sobre patrimônio natural e cultural. 

Equipe Técnica

Me. Maíra Silva

foto - claudia.jpg

Mestre em Planejamento e Gestão do Território na Universidade  Federal do ABC ‐  UFABC, especialista  em Educação  Ambiental pelo Serviço de Aprendizagem  Comercial  ‐ SENAC SP, bacharel em Turismo pela  Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP.  Há doze  anos compartilha experiências na  docência dos cursos superiores de Turismo, Hotelaria e  Eventos. Atualmente docente da Universidade  Nove de Julho.

Equipe Técnica

Me. Cláudia dos Santos

received_10155501960846408.jpeg

É Professora Doutora da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências humanas e Sociais. É pesquisadora do Grupo de Análise de Pesquisa de Inovação (GAPI/IG/UNICAMP). Graduada em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2003), mestre e doutora em Política Científica e Tecnológica também pela UNICAMP (2007 e 2012). Foi coordenadora (2008-2012) e professora do Curso de Especialização em Economia Solidária e Tecnologia Social na América Latina (Unicamp).

Equipe Técnica

Dra. Lais Fraga

20180312_153828.jpg

Mestrando no Programa Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas pela Universidade Estadual de Campinas, graduado no curso de Tecnologia do Controle Ambiental pela Universidade de Campinas (UNICAMP), tem experiência com projetos de educação ambiental com ênfase no dialogo de saberes tradicionais afro-brasileiros. Pesquisou na iniciação cientifica a contribuição dos povos Bantus na metalurgia do Brasil. Desenvolve trabalhos acadêmicos com ênfase em educação ambiental africanizada, tecnologia africana, racismo ambiental, cosmovisão africana e a manifestação do jongo.

Equipe Técnica

Lucas Silva

WhatsApp Image 2019-03-13 at 10.46.03.jp

Estudante do Conservatório de Tatuí, é a jovem responsável pela transmissão de saberes dos toques jongueiros, tendo como orientador e Ogã Mestre Dudu que é o mestre dos toques dos tambores dentro da Comunidade Jongo Dito Ribeiro , bisneta do jongueiro Dito Ribeiro, na comunidade desde pequena demonstrou habilidade e interesse pela percussão e recebeu por essa habilidade a benção dos Orixás para ser curimbeira no Terreiro de Umbanda Mãe joana Três Estrelas, como também a mais experiente tocadora de tambú na Comunidade Jongo Dito Ribeiro, fato que lhe trouxe grandes desafios e enfrentamentos entre a tradição machista e as habilidades percussivas. 

Equipe Técnica

Bianca Lúcia

13417544_1231111226929683_48094330445479

Teatrólogo, Mestre em direção Teatral, Criador do método de interpretação Biocênica, dramaturgo, pianista, violonista e professor de canto. Dirigiu 82 espetáculos com inúmeras premiações na categoria de direção e melhor ator/atriz. Ministrou o Projeto Oficina Mãos e Criação atingindo 600 escolas da região Metropolitana de Campinase Região e o Projeto Oficinas Interativas Brasil 500 como diretor e idealizador, atingindo diretamente 280 escolas nos SESC e SESI da Capital, Campinas e Região. Dirigiu 28 espetáculos na categoria adulto e 11 infantis e diversos curtas na categoria dança e música. É membro da AAESP - Associação de Arte Educadores do Estado de São Paulo, presidente do Coletivo Aquarela de Educação, Cultura e Arte ( Uniaquarela), do qual a Univida integra, é coordenador teatral e professor da Univida.

Equipe Técnica

Me. Marcos Brytto

bottom of page